quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Lado Negativo da Institucionalização das Igrejas

Acredito que algumas igrejas contemporâneas, ainda se perdem por causa da institucionalização cristã. Talvez no passado, uma geração de cristãos de determinada comunidade realmente estava em Cristo. Mas passou o tempo e nasceram os filhos daquela geração. Outras pessoas simpatizantes se filiaram também. Porém o relacionamento com Cristo, o Senhor das igrejas, tornou-se um detalhe esquecido. Creio que há casos de pessoas também que foram chamadas pelo Senhor, mas entraram numa vida de cumprimento de leis e práticas cristãs cansativas e sem proveito espiritual. São semelhantes a igreja que vivia na cidade de Sardes, na antiga Ásia Menor (Ap 3:1-6).

A linguagem cristã está presente e os hábitos e costumes da geração passada se tornaram tradição. A comunidade tem horários, dias de compromissos, de cultos, mas falta o essencial, que é a experiência da presença de Cristo. O apóstolo Paulo estava preocupado com esse cristianismo quando enviou a carta à igreja da cidade de Colossos.

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade (Cl 2:20-23).


O aspecto institucional das igrejas deve ser o mais superficial dos aspectos da vida cristã.Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória (Cl 3:1-4).

Que o Senhor nos ajude a perceber se estamos praticando um cristianismo judaizante. Pois verdadeiramente Ele pode nos libertar do império das trevas e transportar-nos para o reino do Filho de Deus (Cl 1:13). Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário