quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Teologia da Epidemia

Neste momento de epidemia, endemia ou pandemia surge a pergunta natural: Qual a origem disso tudo, onde está o Senhor nessa situação? Será que os milagreiros podem fazer alguma coisa agora? Estou curioso para saber como irão atualizar sua teologia agora.

DEFINIÇÃO E CAUSAS DAS DOENÇAS. A doença ou enfermidade é uma desordem orgânica ou psicológica (ou ambas), de acordo com Watterson. O sofrimento e a enfermidade na Bíblia estão ligados diretamente com o mal. O sofrimento humano proveniente da doença ou de qualquer outra causa é o efeito sobre o indivíduo, da enfermidade espiritual experimentada pela espécie humana. Logo após a queda, o homem conheceu a insegurança, o temor e a dor (Gênesis). Deus é perfeito e sua criação era perfeita. Todo ser que não se encontra perfeito (em espírito, alma e corpo, no caso do homem), sofreu conseqüências da entrada do pecado no mundo.

Devemos deixar claro, todavia, que as doenças não são sempre conseqüência de um pecado individual ou familiar, mas sim do pecado da raça humana (Jo 9:2-3). No caso do paralítico de Jerusalém, Jesus evidentemente não está ameaçando o homem por seus pecados individuais (Jo 5:14), mas está falando da seriedade de receber um semeia - sinal de Deus - e rejeitá-lo. Há solução perfeita e progressiva em Cristo para o pecado e consequentemente para as doenças ou enfermidades (Ap 21:3-4). Ninguém que creu no evangelho de Cristo precisa temer esta gripe Influenza A subtipo H1N1. Jesus é aquele que esteve morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte e do inferno (Ap 1:18).

PROCEDIMENTOS DE CURA DAS DOENÇAS. Nos Evangelhos, vemos que alguns foram curados à distância por Jesus, alguns com uma palavra e sem qualquer contato físico, outros mediante toque físico, e ainda outros com contato físico e outros meios (barro com saliva, por exemplo). O estudioso Pohl disse que os toques nos ouvidos e na língua do surdo-gago, foram instrumentos de Jesus para tocar em sua alma já embrutecida. O que está em jogo é o amor divino e a aproximação de Jesus às almas dos homens, e não crenças mágicas egípcias ou babilônicas.

Outra coisa importante é que a “fé humana” não desempenha papel psicológico na cura. Não se trata de sentimento positivo nas curas de Jesus, porque o poder vem totalmente dele (Mc 5:30). O exercício da fé (doada por Deus (Ef 2:8)) desempenha papel vital nas curas não naturais sim, como bem explicou Tasker no caso da mulher hemorrágica; mas não há nenhum mérito humano nisso (Jo 2:23-25).

PROPÓSITOS DAS CURAS NÃO NATURAIS. Os milagres de cura são semeia – sinais - para os sinóticos e o Quarto Evangelho. Os sumários dos sinóticos apontam para um Jesus “obsessivo” pela implantação do reino de Deus. As curas do Jesus terreno têm um significado eterno e espiritual. Como disse Bruce, Jesus podia sondar os pensamentos dos homens (Jo 2:25), e assim queria ir direto à raiz do problema, que é a natureza humana. As curas aconteciam para Jesus demonstrar sua identidade e por compadecimento dos enfermos (Mc 1:41), mas o “nascer do alto” é o seu alvo, as curas são apenas instrumentos para a implantação do reino (Jo 3:3).

Não precisamo temer, Deus pode curar ou proteger-nos deste vírus.

Um comentário:

  1. Muito interessante e confortador ler esse texto! Seja o que for essa gripe, nada temo, pois o Senhor estando comigo, nada me preocupa! Vini

    ResponderExcluir