quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lendo a Bíblia na simplicidade e com iluminação

A Bíblia tem 66 livros. Tem 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento: estes nomes começaram a ser usados por cristãos no final do século do século II d.C. Tertuliano traduziu o termo grego diatheke usado para as duas coleções de livros (palaia diatheke = AT; kaine diatheke = NT) nos termos latinos instrumentum (documento legal) e testamentum (testamento). Infelizmente permaneceu em uso a palavra "testamento" para as divisões da Bíblia, entretanto a tradução pacto (diatheke) seria mais adequada.

Em síntese, a Bíblia mostra a história real da humanidade, pois é uma história do ponto de vista de Deus. Ela começa com os dias da criação do universo e do ser humano (Livro de Gênesis). O primeiro casal, tentado por Satanás decidiu conscientemente querer ser igual a Deus, ou seja, quiseram viver com autonomia, sem um Deus ou sem o senhorio dEle (Gn 3:4-5). A partir deste ato rebelde a morte entrou no mundo e todos homens já nascem opostos a Deus (Rm 8:7-8), já que somos como homens, neste sentido, um só para Deus. Ainda assim, Deus continua abençoando e permitindo o desenrolar da história humana até a segunda vinda de Jesus (Gn 8:22). Deus vem trabalhando silenciosamente na história para fazer os homens estarem sob seu domínio ou sob seu reino. Quem não nascer de novo não pode crer nEle nem obedecê-lo, por isso Jesus disse a um homem chamado Nicodemos: "Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus" (Jo 3:3). O velho homem precisa morrer e não ser transformado ou melhorado por si próprio, pois Deus condenou esta forma de existência (Rm 6:3-4). Só poderá viver quem está em Cristo ou no Espírito.

A melhor coisa para entender a história antiga, medieval e moderna é estudar o livro de Gênesis detalhadamente. No restante dos livros do AT, você vai encontrar a história dos judeus (dependendo do período, hebreus ou israelitas), a raça que Deus escolheu antes da sua encarnação em Jesus Cristo. Além da história deles, onde você percebe Deus agindo em favor deles o tempo todo, você tem algumas profecias (Profetas), cânticos de louvor a Deus e muitas instruções para a vida, em todos os seus aspectos.

O Novo Testamento começa com quatro evangelhos que narram a vida e a obra de Jesus em seus dias aqui na terra como homem. Na sequência você encontrará o livro de Atos que narra a história da igreja (seguidores de Jesus). Jesus pregava e chamava os judeus em primeiro lugar, pois tinha uma aliança com eles desde a Antiguidade da história humana. Assim também fizeram os apóstolos nas primeiras décadas após a morte de Jesus. Mas quando ressuscitou, deixou a ordem de pregar para todos os homens. No livro de Atos você vai perceber que os discípulos saem pregando (que Jesus havia ressucitado) em várias cidades do século I d.C, p.ex. Samaria, Éfeso, Corinto, Damasco. Nestas cidades encontramos tanto judeus como gentios (não judeus).

O restante do NT traz uma porção de cartas enviadas por apóstolos, e outros líderes cristãos, para resolver problemas de seus destinatários cristãos. Na carta 1ª Coríntios por exemplo, Paulo esclarece aos cristãos de Corinto, uma cidade da Grecia, sobre se eles deveriam ou não comer carne que foram oferecidas aos deuses locais e eram vendidas nos mercados...


O último livro da Bíblia, o Apocalipse, traz as visões que o apóstolo João teve dos últimos dias da história da humanidade, além de outras coisas do seu tempo presente. Este é um livro bem difícil de compreender, mas é grandemente abençoado aquele que o estuda e o leva a sério. Os sinais astronômicos, os sinais da história de Israel depois de Cristo e os sinais militares, religiosos, econômicos e políticos que a história da humanidade em geral nos apresenta, fazem com que este livro se torne especialmente relevante ao século XXI. Neste caso, a partir destes conhecimentos escatológicos, as Epístolas Gerais são extremamente relevantes, pois ensinam os cristãos a viver como peregrinos no mundo e sendo cautelosos com os falsos profetas ou anticristos que estão no mundo e são do mundo.

O apóstolo Paulo escreveu em II Tm 3:15-17 que "as sagradas letras podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário